Problemas causados pela distribuição de energia - alimentação de sistemas computacionais - interferência eletrônica
Fernando Zanini Miranda Ricardo I. Bacili Profª. Bianca C. F. Lamim Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Engenharia Mecânica - EME 14 – Eletricidade 01/11/2011
RESUMO Este trabalho mostra alguns dos problemas que existem e que são gerados a partir da necessidade de produção de energia elétrica. Mostra também como são feitas as alimentações em sistemas computacionais e a definição de interferência eletrônica. Palavras-chave: Energia; Problemas; Interferência.
1 INTRODUÇÃO
Desde o inicio de sua geração a eletricidade está sendo usada, cada vez mais, em novos dispositivos, das formas mais variadas, e em maior quantidade. O fascínio que gera este campo se confronta com problemas gerados neste aumento desenfreado do consumo de energia.
Qualquer utensílio criado atualmente requer energia elétrica e ninguém mais faz questão de aplicar a energia mecânica, apesar da energia elétrica ser gerada a partir da mecânica, pelo menos em sua maioria como é o caso das hidrelétricas.
Veremos adiante alguns problemas, tentativas de soluções e utilidades da energia elétrica.
2 PROBLEMAS CAUSADOS PELA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA
O Brasil é um país muito grande em território e suas dimensões possuem prós e contras em relação ao sistema elétrico. Por ser um país extenso, o Brasil possui um relevo propício a implantação de centrais geradoras de eletricidade devido ao grande volume de rios existentes aqui.
2
Além disso, possuímos reservas naturais de minérios e gases para a geração de energia. No entanto, o mesmo território se torna uma certa fraqueza pois a energia precisa ser levada aos consumidores e toda a energia gerada é transmitida por cabos, desde a sua geração nas usinas até as subestações e às casas e indústrias.
E como cita Gonçalves (2010, p.1): “... das hidrelétricas que atendem 80% da matriz energética do país. Por