Requisitos de um sistema
Requisitos de Sistemas
Maurício Pitangueira antoniomauricio@ifba.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Departamento de Tecnologia Eletro-Eletrônica Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
INF016 – Arquitetura de Software – Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Sandro S. Andrade
Análise de Requisitos
Processo de descobrir, analisar, documentar e verificar serviços requeridos para um sistema e suas restrições operacionais.
2
Engenharia de Requisitos / Análise de Requisitos
Trecho do Pequeno Príncipe: Antoine Saint-Exupéry, 1996. “E ele repetiu-me então, brandamente, como uma coisa muito séria: - Por favor ... desenha-me um carneiro ... Quando o mistério é muito impressionante, a gente não ousa desobedecer. Por mais absurdo que aquilo me parecesse a mil milhas de todos os lugares habitados e em perigo de morte, tirei do bolso uma folha de papel e uma caneta. Mas lembrei-me, então, que eu havia estudado de preferência geografia, história, cálculo e gramática, e disse ao garoto (com um pouco de mau humor) que eu não sabia desenhar. Respondeu-me: -Não tem importância. Desenha-me um carneiro. Como jamais houvesse desenhado um carneiro, refiz para ele um dos dois únicos desenhos que sabia. O da jibóia fechada. E fiquei estupefato de ouvir o garoto replicar:
Engenharia de Requisitos / Análise de Requisitos
- Não! Não! Eu não quero um elefante numa jibóia. A jibóia é perigosa e o elefante toma muito espaço. Tudo é pequeno onde eu moro. Preciso é dum carneiro. Desenha-me um carneiro.
Então eu desenhei. Olhou atentamente, e disse: - Não! Esse já está muito doente. Desenha outro. Desenhei de novo. -Bem vês que isto não é um carneiro. É um bode... Olha os chifres... -Fiz mais uma vez o desenho. Mas ele foi recusado como os precedentes: - Este aí é muito velho. Quero um carneiro que viva muito. -Então, perdendo a paciência, como tinha