Problemas apresentado pelo paciente
O paciente apresentou problemas físicos e fisiológicos decorrente do traumatismo crânio encefálico grave na região fronto-parietal a esquerda devido acidente automobilístico, sendo eles: • A tetraplegia ou quadriplegia é quando uma paralisia afeta todas as quatro extremidades, superiores e inferiores, juntamente à musculatura do tronco. À impossibilidade de mover os membros associam-se, em grau variável, distúrbios da mecânica respiratória, podendo causar demência leve.
• Paralisia cerebral espástica : e quando ocorre hipertonicidade, hiperreflexia e persistência anormal dos reflexos neonatais, pernas em tesoura, posturas anormais dos membros e contraturas, dificuldade de deglutição e salivação excessiva.
• Hematoma Subdural Agudo o hematoma subdural agudo ocorre entre a superfície do cérebro e a dura-máter. Este hematoma geralmente é causado por traumatismo decorrente de aceleração e desaceleração em altas velocidades.O hematoma subdural agudo é diagnosticado através de Tomografia Computadorizada. Hematomas menores não necessitam de tratamento cirúrgico. Geralmente, a cirurgia é indicada em casos que o hematoma tem mais de um centímetro. A craniotomia é necessária, pois o hematoma está coagulado.
• Estenose é um estreitamento anormal de um vaso sanguíneo, outro órgão ou estrutura tubular do corpo
• A infecção do sítio cirúrgico (ISC) é um processo infeccioso que acomete tecido, órgão e cavidade abordada em um procedimento cirúrgico.
• Escaras é a necrose celular que tende a se desenvolver quando o tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado de tempo.
Pacientes com TCE são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. A abordagem do tratamento deve ser global, tendo como objetivo alcançar o maior grau de