Problemas ambientais urbanos em marechal cândido rondon-pr: a discussão da cidade e seus percalços
O presente trabalho busca apresentar e avaliar problemas relacionados ao município de Marechal Cândido Rondon, decorrentes de uma gestão municipal que não garante uma qualidade de vida ideal para seus habitantes. Nesse sentido as Políticas Públicas devem evitar ou antecipar riscos ambientais, associados a alagamentos em áreas ocupadas por loteamentos em sua sede. Utilizando informações dos parâmetros de aplicabilidade da gestão municipal brasileira, este trabalho discutirá a questão da conscientização da população e do Poder Público Municipal referente à implantação dos novos loteamentos, que hoje se tornou uma atividade normal. Podemos também enfatizar o debate sobre a relação de poder dos loteadores para com os órgãos públicos, que tem como incógnita os problemas ambientais advindos de áreas impróprias a serem loteadas.
Palavras-chave: Políticas Públicas, riscos ambientais, alagamentos, áreas impróprias.
Introdução
Nos países capitalistas, os moradores, comerciantes, especuladores, entre outros, compõe o conjunto de ações que são desenvolvidas em uma cidade. Para a maior obtenção de lucro, estes, adquirem áreas na cidade (lotes ou chácaras), deixando-os para especulação imobiliária, fazendo com que a mesma tenha que se expandir para outros lugares. É importante ressaltar que cada cidade tem um tipo de economia que se relaciona ao tipo de solo, localização geográfica, ou por estar em áreas rica em minérios.
No caso de Marechal Cândido Rondon, o solo de boa qualidade para o cultivo agrícola foi uma condicionante para a ocupação, a partir da década de 1950/60. Outros fatores, independentes dos vazios urbanos e da ativa dinâmica especulativa, contribuíram também para a expansão de seu perímetro urbano. Um exemplo claro foi à construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, e a conseqüente desapropriação de um grande contingente de famílias que estavam instaladas as margens do Rio Paraná, o que provocou um rápido inchaço urbano neste município. A