Problemas ambientais na América
AMÉRICAS:
É o segundo maior continente do mundo, com 35 países e 18 dependências. Fisicamente divide-se em três partes: do Norte, Central (englobando as nações do mar do Caribe) e do Sul. O continente reúne países marcados por grandes diferenças econômicas. Culturalmente temos a América Anglo-Saxônica, colonizada por países de língua inglesa, e América Latina, colonizada por países de língua Latina, como português e espanhol.
Atualmente grande parte de nossas florestas, solo, ar, água e ecossistemas estão ameaçados pelo uso irracional de seus recursos. Esses são alguns dos principais problemas ambientais das Américas:
1. Contaminação atmosférica por dejetos industriais: Poluição atmosférica é a contaminação da atmosfera por resíduos ou produtos secundários gasosos, sólidos ou líquidos, que podem ser nocivos à saúde dos seres humanos, causar danos em plantas, atacar diferentes materiais, reduzir a visibilidade e produzir odores desagradáveis.
A cada ano, os países industrializados geram milhões de toneladas de contaminantes. Os contaminantes mais comuns e amplamente dispersos são o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, o ozônio, o dióxido de carbono ou as partículas em suspensão. Num período de três dias de escassa mistura atmosférica pode levar a concentrações elevadas de produtos perigosos em áreas de alta contaminação e, em casos extremos, produzir doenças e até a morte, além, de produzir a diminuição da camada de ozônio.
2. Contaminação hídrica e alteração do regime hidrológico: A poluição hídrica, também conhecida como poluição das águas, é caracterizada pela introdução de qualquer matéria ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas de um corpo d’água. Os principais responsáveis por esse tipo de poluição são os lançamentos de efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas