Problemas ambientais encontrados nas regiões metropolitanas
Fortaleza, Recife, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre são os municípios brasileiros de CENTRALIDADE MÁXIMA.
São Paulo é a cidade que tem maior poder de atração sobre cidades de todas as regiões brasileiras.
Essa relação de atração/influência que os municípios têm uns sobre os outros é o que denominamos REDE URBANA.
Com a migração de indústrias e de pessoas para as grandes cidades e para municípios vizinhos a elas, ocorre o crescimento urbano. Algumas áreas vão sendo densamente ocupadas a ponto de, muitas vezes, não conseguirmos distinguir um município de outro. Essa grande aglomeração, que une municípios vizinhos é denominada CONURBAÇÃO.
Devido a esse processo, em algumas áreas, são definidas as REGIÕES METROPOLITANAS, formadas por um município central e outros que estão sob sua influência.
Assim, ocorre um constante movimento de entrada e saída de pessoas entre os municípios que compõem uma região metropolitana, onde predominam atividades dos setores secundário e terciário. A maioria das regiões metropolitanas está situada nas regiões Sudeste e Sul. A região metropolitana de São Paulo é a que apresenta o maior número de municípios (39). Já a chamada Grande São Luís é a menor das regiões metropolitanas, com apenas quatro municípios.
Da população considerada pobre, ou extremamente pobre, a maioria vive nas cidades, principalmente nas