6% enviado / Abra seu presente
SERIE: 1ª ANO “A”
PROFESORA: SAMARA ROCHA
ALUNA: MARIA THALYA Nº 35
TRABALHO DE QUÍMICA
COCAL DE TELHA- PI
Ácidos
Ácido clorídrico (HCI) → O ácido clorídrico vem da dissolução do gás cloreto de hidrogênio em água. Ele é usado em laboratório, em indústrias, na forma impura em produtos de limpeza de pisos com o nome de ácido muriático e é um dos componentes do suco gástrico do estômago. Esse ácido é muito utilizado em laboratórios e em processos industriais, principalmente para a formação de haletos orgânicos (como o CH3Cl, cloreto de metila, por exemplo). Também é usado na extração de petróleo: ele dissolve uma parte das rochas, pois é introduzido no bolsão rochoso e facilita o fluxo do petróleo até a superfície. Também é usado na produção de corantes, hidrólise de amidos e proteínas, produção de tintas, couros, entre outros.
Ácido sulfúrico (H2SO4) → É o ácido mais importante na indústria e no laboratório.
É utilizado nas baterias de automóvel, é consumido em enormes quantidades em inúmeros processos industriais, como processos da indústria petroquímica, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel.
É também usado na indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a fabricação de produtos como os fosfatos e o sulfato de amônio. O ácido sulfúrico concentrado é um dos desidratantes mais enérgicos. Assim, ele carboniza os hidratos de carbono como os açúcares, amido e celulose; a carbonização é devido à desidratação desses materiais; O ácido sulfúrico "destrói" o papel, o tecido de algodão, a madeira, o açúcar e outros materiais devido à sua enérgica ação desidratante. O ácido sulfúrico concentrado tem ação corrosiva sobre os tecidos dos organismos vivos também devido à sua ação desidratante.
Ácido Nítrico (HNO3) → Depois do ácido sulfúrico, é o ácido mais fabricado e mais consumido na indústria.
É usado na fabricação de explosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina