Trabalho de microprocessadores
Projeto de enviar de dado da leitura de um sensor para um computador a partir de uma placa do tipo Arduino
São Paulo
2013
SUMÁRIO
1. OBJETIVO4 2. INTRODUÇÃO TEÓRICA4 3. DESCRIÇÃO DO PROJETO 4. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1. OBJETIVO
Este projeto tem a finalidade de enviar dados da leitura de um sensor para um computador a partir de uma placa do tipo Arduino. 2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1 História do Arduino
O Arduino surgiu em 2005, na Itália, com um professor chamado Massimo Banzi, que queria ensinar eletrônica e programação de computadores a seus alunos de design, para que eles usassem em seus projetos de arte, interatividade e robótica. Porém, ensinar eletrônica e programação para pessoas que não são da área não era uma tarefa simples, e outra dificuldade era a inexistência de placas poderosas e baratas no mercado. Foi pensando nisso que Massimo e David Cuartielles decidiram criar sua placa própria, com a ajuda do aluno de Massimo, David Mellis, que ficou responsável por criar a linguagem de programação do Arduino. Várias pessoas conseguiram utilizar o Arduino e fazer coisas incríveis, surgindo assim essa febre mundial da eletrônica.
2.2 O que é um Arduino?
Arduino é uma placa de controle de entrada de dados (IN), como sensores, e saída de dados (OUT), como motores e leds, com cristal oscilador de 16 Mhz, um regulador de tensão de 5 V, botão de reset, plugue de alimentação, pinos conectores, e alguns LEDs para facilitar a verificação do funcionamento. A porta USB já fornece alimentação enquanto estiver conectado ao computador, e a tensão de alimentação quando desconectado pode variar de 7 V a 12 V, graças ao regulador presente na placa.
No Arduino, informações ou ordens são transmitidas de um computador para a placa através de Bluetooth, wireless, USB, infravermelho, etc. Essas informações devem ser traduzidas utilizando a linguagem Wiring baseada em C/C++.
Figura 1 2.3