Problemas acometidos nos trabalhadores devido a exposição diária ao ruído.
Problemas acometidos nos trabalhadores devido a exposição diária ao ruído.
2 SITUAÇÃO PROBLEMA
Efeitos auditivos nos trabalhadores expostos ao ruído intenso.
3 JUSTIFICATIVA
Sabemos que a exposição a níveis elevados de ruído, por um longo período de tempo, pode acarretar diversos comprometimentos orgânicos, mentais e sociais no individuo. Entre estas conseqüências, a mais definida e quantificada, consiste em danos no sistema auditivo.
É necessário identificar os fatores e comportamentos de risco para conscientizar os trabalhadores sobre medidas preventivas ao ruído acima dos níveis de tolerância, pois indivíduos exposto ao ruído intenso podem desenvolver uma patologia muito comum, a perda auditiva por níveis de pressão sonora elevada.
Embora não seja fácil relacionar sintomas da falta de audição com o ruído, muitos autores informam que as PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído) interferem em muitos aspectos na vida de um trabalhador.
Em conseqüência disso, vê-se a necessidade de um ambiente de trabalho adequado, e um dos fatores que mais aparecem são os riscos ambientais, bem como os efeitos ao homem que trabalha nas indústrias, sendo assim é necessário um modo de prevenção eficaz.
4 HIPÓTESE
Os distúrbios atribuídos a exposição, vão depender de fatores como a freqüência do ruído, a intensidade, a duração, e o ritmo, assim como o tempo de exposição?
5 OBJETIVO
5.1 Objetivo Geral
- Propor medidas aos trabalhadores a fim de minimizar a perda auditiva e os diversos distúrbios no ambiente laboral.
4.2 Objetivos Específicos
- Verificar se as medidas exigidas pela legislação estão sendo usadas;
- Investigar por meio de uma pesquisa a perda auditiva ocupacional e os diversos distúrbios em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora acima do permitido.
- Verificar se os trabalhadores estão conscientes em relação ao risco que estão expostos.
-Avaliar o ambiente laboral, através de medições para detectar os níveis de