PROBLEMA TRANSPORTE
Antonio C. de Azevedo, Edélcio Elgelmann, Idalino Beiger, Clovis Vanderlei Koch
Anhanguera Educacional, Jaraguá do Sul – SC
Prof. Jean Carlos Selzer
Resumo - Determinar a programação de expedição que minimize o custo total de expedição e, ao mesmo tempo, satisfaça os limites de fornecimento e demanda.
Introdução
Um problema típico na área de administração de empresas, modelado através das técnicas de pesquisa operacional, é o chamado problema de transporte. Definir uma política de transporte entre unidades produtoras, unidades armazenadoras (estocagem) e distribuidores (filiais ou clientes) de uma empresa;
O Problema de Transporte possui as seguintes características:
Minimizar o custo total de transporte, uma vez que são considerados os custos de transporte. A função transporte agrega “lugar” ao produto (para o mercado não adianta o cliente comprar a mercadoria se não houver meios de entregá-las).
Capacidade máxima de produção das unidades, Capacidade máxima de receptação das mercadorias nos depósitos e/ou demanda do produto. Temos que transportar produtos das várias origens onde estão estocados para vários destinos onde são necessários. Conhecemos os custos unitários de transporte de cada origem para cada destino (Cij - custo unitário de transporte da origem i para o destino j). Devemos decidir quanto transportar de cada origem para cada destino (Xij- quantidade a ser transportada da origem I para o destino j). O objetivo é completar a transferência dos produtos com o menor custo possível. Em princípio, vamos supor que a quantidade disponível nas origens seja exatamente igual ao total das necessidades nos destinos.
Estas situações podem representar pelo quadro abaixo
Modelo Linear do Transporte
Restrições de Origens Restrições de Destino X11 + X12 = 50 X11 + X21 +X31 = 100
X21 + X22 = 100 X12 + X22 +X32 =170
X31 + X32 =120
A