ATPS mecanica geral
Passo 1
Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, notícias que envolvem explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são a base de pó. Alguns materiais podem causar acidentes sérios.Todos os anos, dezenas de pessoas morrem em explosões acidentais,causadas por material composto de partículas que, em mistura com o ar, podem queimar rapidamente e com efeitos dramáticos: As indústrias de processamento de produtos que em alguma de suas fases se apresentam na forma de pó são instalações de alto potencial de riscos quanto a incêndios e explosões.O açúcar se for um pó fino ou poeira, existem risco de causar uma explosão,qualquer material combustível é capaz de causar uma explosão catastrófica de pós e estiver suspenso, como um pó fino ou poeira, no ar ou noutra atmosfera comburente. A 7 de fevereiro de 2008 deu se uma grande explosão numa refinaria de açúcar perto de Savannah Georgia, EUA. A explosão feriu mais de 30 pessoas e o numero de mortos no fim de Março de 2008 era de 13 pessoas. A explosão ainda está a ser investigada e as causas não são conhecidas em detalhe. Contudo a investigação inicial indica que foi uma explosão de pó. Muitas pessoas não estão cientes do risco de explosão de muitas poeiras e pós finos. Exemplos de materiais que apresentam risco de explosão, se presentes na forma de pós ou poeiras,incluem quase todos os materiais orgânicos - farinha, açúcar, plástico, amido, produtos farmacêuticos. Metais em pó como o alumínio ou magnésio também representam risco de explosão de pó.
As causas que geram uma explosão de pó As condições necessárias para explosão de pó podem ser representadascomo um pentágono:
COMBUTÍVEL
A presença de um pó combustível. O tamanho das partículas é importante partículas menores têm maior probabilidade de ignição e de dispersão.
COMBURENTE
Normalmente é o oxigênio do ar, que na maioria dos casos é suficiente para que ocorra a explosão .
SUSPENSÃO O pó precisa estar suspenso