Problema metafísico - filosofia do direito
A etimologia da palavra metafísica é meta = “depois de, além de” física=”natureza ou física” introduzido por Andrônico ao compilar a edição completa de obras de Aristóteles.
2. Como Aristóteles, Kant e Heidegger definem a metafísica?
Esses filósofos definem metafísica basicamente como a ciência que estuda o ser enquanto ser e as propriedades que o acompanham, ciência que investiga as causas primeiras e os primeiros princípios e a imersão da própria existência nas possibilidades fundamentais do ser considerado em sua totalidade.
3. Qual é o objeto, o fim, o método da metafísica?
O objeto da metafísica é o ser enquanto ser . Já o método exige três métodos: o fenomenológico e indutivo e o dedutivo. Os dois primeiros servem para assegurar uma base sólida e concreta enquanto o dedutivo vai de encontro a exigência da metafísica de oferecer uma visão sistêmica do real.
4. Por que muitos filósofos colocaram e colocam ainda em dúvida a possibilidade da metafísica?
Os céticos colocam em dúvida a possibilidade da metafísica em virtude de sua desconfiança na capacidade cognoscitiva do homem, os empiristas devido a redução que fazem da consciência humana à experiência sensitiva, já os positivistas, materialistas e marxistas, em virtude da sua redução de toda realidade à ordem material.
5. Por que se diz que Parmênides é o “pai da metafísica”?
Com Parmênides a metafísica deixa de ser uma simples aspiração, e torna-se uma autêntica realidade. De fato, indicando o ser como princípio único e supremo de todas as coisas, introduz a metafísica no âmbito que lhe é próprio e que permanecerá para sempre como tal.