problema de pesquisa
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE MESTRADO PROFISSIONAL
Disciplina: Metodologia (s) de Pesquisa
Tarefa: Descrição do problema de pesquisa
A prática diária na coordenação de grupos de pessoas internadas para desintoxicação de múltiplas substâncias psicoativas, essencialmente crack, proporciona uma experiência intrigante. O desafio é estimular o reconhecimento dos potenciais de recuperação e das necessidades de mudança no estilo de vida do adicto. Sabemos que esse reconhecimento e a execução das mudanças têm um tempo e obedece a um processo desafiador que é individual.
Basicamente os usuários internados para desintoxicação em uma unidade de tratamento são portadores de Adição de evolução grave, refratários a tratamento, na maioria reincidentes, desmotivados para abstinência e para mudança no estilo de vida, com rede social frágil ou inexistente, problemas com a justiça, com famílias adoecidas e complacentes, alterações clínicas agudas e/ ou crônicas, pouco ou nenhum sentido espiritual. Muitas vezes são pessoas psiquiatricamente instáveis, cujas estratégias de enfrentamento do craving1, não são adequadas.
O contato diário com os dilemas descritos sejam individuais ou familiares dos adictos, além da baixa adesão, a falta de motivação (ou ambivalência) para o tratamento, estimula o trabalhador a buscar estratégias terapêuticas que efetivamente auxiliem as pessoas dando possíveis encaminhamentos. A avaliação dos usuários do sistema de saúde aponta para um grande distanciamento entre o que é oferecido e o que às pessoas em tratamento consideram precisar. Além disso é constante o relato da barreira cultural e de linguagem entre os trabalhadores e os usuário internados. A sensação de não obter acesso ao outro, não entendê-lo e não ser entendida me despertou o desejo de estudar estratégias e me qualificar didaticamente.
O cuidado levantou o questionamento de como implementar um plano de recuperação que