Problema de pesquisa
TEMA: PROBLEMA DE PESUISA
Nome: Aline da Costa
RA: 566012306
Curso: Administração
Problema de Pesquisa:
É um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.
Toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema ou indagação; quando se trata de conceituar o que é um problema de pesquisa, é preciso levar em conta de antemão que nem todo o problema é passível, de tratamento científico.
Isto significa que para realizar uma pesquisa é necessário em primeiro lugar verificar se o problema cogitado se enquadra na categoria de cientifico: (quando envolve variáveis que podem ser testadas, observadas, manipuladas. )
Para entender o que é um problema científico é preciso, primeiramente, considerar aquilo que não é um problema científico.
Exemplos: Como fazer para melhorar os transportes urbanos; O que se pode fazer para conseguir melhor distribuição de renda; O que se pode fazer para melhorar a situação dos pobres?
Estes problemas não são científicos, porque não podem ser pesquisados segundo métodos científicos. Da forma como estão propostos referem-se a problemas de “engenharia”, indagando acerca de como fazer as coisas e não se referindo a como são as coisas, suas causas e consequências.
Os seguintes problemas também não são científicos: Qual a melhor técnica psicoterápica? É bom adotar jogos e simulações como técnicas didáticas? Os pais devem dar palmados nos filhos?
Estes são, exemplos de problemas de valor, “assim como todos aqueles que indagam se uma coisa é boa, má, desejável, certa ou errada, ou se é melhor ou pior que outra. São igualmente problemas de valor aqueles que indagam se algo deve ou deveria ser feito”.
(...) “a pesquisa científica não pode dar respostas a questões de “engenharia” e de valor porque sua correção ou incorreção não é passível de verificação empírica”. .
Também o problema de pesquisa pode ser determinado por razões de ordem pratica ou de ordem