Probabilidade Genética
Como exemplo, vamos calcular a probabilidade de se obter l ou 5 num único lançamento de um dado cujas faces são numeradas de l a 6. Para isso é importante notar que os eventos l e 5 são mutuamente exclusivos: num único lançamento do dado, essas faces não podem sair ao mesmo tempo, isto é, ou sai l, ou sai 5. Nesse caso, sabendo-se que P0) = – e P(5) = – , a probabilidade de ocorrência de l ou 5 será dada pela soma das probabilidades de cada um dos eventos em separado
Eventos Aleatórios:
Eventos como obter “cara” ao lançar uma moeda, sortear um “ás” de ouros do baralho, ou obter “face 6” ao jogar um dado são denominados eventos aleatórios (do latim alea, sorte) porque cada um deles tem a mesma chance de ocorrer em relação a seus respectivos eventos alternativos.
Veja a seguir as probabilidades de ocorrência de alguns eventos aleatórios. Tente explicar por que cada um deles ocorre com a probabilidade indicada.
A probabilidade de sortear uma carta de espadas de um baralho de 52 cartas é de ¼
A probabilidade de sortear um rei qualquer de um baralho de 52 cartas é de 1/13.
A probabilidade de sortear o rei de espadas de um baralho de 52 cartas é de 1/52.
A formação de um determinado tipo de gameta, com um outro alelo de um par de genes, também é um evento aleatório. Um indivíduo heterozigoto Aa tem a mesma probabilidade de formar gametas portadores do alelo A do que de formar gametas com o alelo a (1/2 A: 1/2 a).