Polialelia
MARINA FERNANDES GONSALVES
POLIALELIA
FLORIANÓPOLIS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................................ . 01
POLIALELIA....................................................................................................... 02
SISTEMA ABO .................................................................................................. 03
NOÇÕES DE PROBABILIDADE............................................................................ 05 CONCLUSÃO................................................................................................... 06
BIBLIOGRAFIA................................................................................................. 07
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será explicado sobre a polialelia, o sistema ABO e sobre as noções de probabilidade. O objetivo é explicar sobre esta parte importante da genética (os alelos múltiplos) para que as pessoas entendam melhor sobre isto.
POLIALELIA
Polialelia, ou alelos múltiplos, é quando existem três ou mais tipos de alelos distintos para o mesmo lócus gênico. São bastante frequentes os casos de alelos múltiplos em animais e vegetais, como por exemplo, a definição da cor da pelagem dos coelhos, que é o exemplo mais clássico. Na espécie humana a polialelia aparece na definição dos grupos sanguíneos, pelo sistema ABO.
A polialelia é muito mais comum do que pensamos, nos vegetais, este fenômeno está ligado principalmente com a autoesterilidade, o que não permite que ocorra autofecundação ou fecundação de indivíduos com padrão genético muito próximo. Os alelos múltiplos se originam por mutações de genes preexistentes.
SISTEMA ABO
O sistema ABO é um sistema que foi proposto em 1900 por Karl Landsteiner, um médico austríaco, que verificou que quando amostras de sangue eram misturadas as hemácias se juntavam, formando aglomerados semelhantes