pro funcionario
Funcionários de escolas:
Cidadões,educadores,profissionais
Unidade 1
Essa unidade permite analisarmos o que acontece no cotidiano em
Nossas escolas. Nos leva fazer uma reflexão em que podemos fazer para melhorar minha função como educador.
O autor conta situações que presenciou ao longo de suas atividades escolares e como as resolveram isso me deu uma compreensão melhor em relação o convívio com a comunidade escolar.
Muitas vezes nos sentimos pequenos incapazes de levar o aprendizado a outros, mais as coisas não são assim temos que se mover dar a mão amiga incentivando com empenho e esforço,ai sim estamos colaborando á uma boa educação.Vimos que a bibliotecária e seu carpino eles levava o aprendizado através do seu trabalho,se carpino era o responsável pela ordem embora tivesse autoridade era incapaz de ofender alguém usava a paciência para resolver os conflitos.
Antigamente os ensinamentos eram severos,os alunos se sentiam intimidados tinham medo de expor suas ideias e duvidas.
Os professores eram rústicos isso as vezes dificultava o aprendizado dos alunos.Mais os tempos mudaram e a educação agora é outra novos métodos foram implantados .
A profissionalização dos professores e funcionários esta dando um novo para a educação.Hoje os meios de profissionalização vem crescendo tudo para que aconteça uma educação de qualidade para que nossas crianças tenha alegria e esperança num futuro melhor.
Unidade 2
Aqui o autor retrata a historia de dona Faustina.A dedicação que ela tinha com os alunos uma verdadeira heroína.ajudava muito na escola mais um dia se ouve que pra ser merendeira não precisa ter estudo.
Será que o serviço dos funcionários não merece ser reconhecidos.
Em 1988 depois de 20 anos de ditadura, parece que as coisas começam a mudar e os cidadoes têm seus direitos reconhecidos, o que antes era negado com por ex: sindicalizar,os trabalhadores se organizaram em sindicatos .como dona Faustina que foi convidada a sindicalizar e entrou