Pro funcionario
Discente: Divino Alves Chaveiro
Tutora: Maria Mendonça de Oliveira
UNIDADE 3 – A escola pública como espaço da educação de qualidade
Página 41 – Você acha que os funcionários deveriam todos se profissionalizar? Por quê? E os outros trabalhadores? Qual a diferença entre escolarização e profissionalização? Entreviste alguém de seu sindicato para ajudar a responder essas perguntas. Aproveite e destaque o nome dos lideres do sindicato de seu município.
R: Sim! Por que todos devemos buscar novos conhecimentos e estar qualificados para atender com qualidade o serviço que nos dispomos a realizar sendo assim cada um de nos podemos desenvolver melhor nosso trabalho seja qual for sua função. Os trabalhadores também devem se profissionalizar para que possam buscar algo de novo para facilitar sua vida no dia a dia.
*Escolarização: Sabemos que uma pessoa frequenta uma escola por um determinado tempo. Ninguém domina uma profissão sem treino e muito estudo.
*Profissionalização: É o estudo específico para transformar o sujeito no profissional de determinada área.
UNIDADE 5 – Funcionários: em primeiro lugar cidadãos. Escolaridade básica e superior.
Página 59 – Para você, o que seria qualidade na educação escolar? E o que seria qualidade do ensino? Uma criança pobre está condenada a receber uma educação de menor qualidade? Por que sim ou por que não? Eu, professor, e você, funcionário(a), podemos influenciar na melhoria da qualidade da escola onde trabalhamos? Como? Discuta com os colegas.
R: Entendendo a educação como uma prática social que ocorre em diferentes espaços e momentos, deve-se ressaltar o papel da educação escolar nos processos formativos por meio dos diferentes níveis, ciclos e modalidades educativas. E, sobretudo, à definição das finalidades educacionais e dos princípios que orientam o processo ensino-aprendizagem e sua