Privado x público
Para ir ao trabalho, na academia, viajar para o sitio ou até viajar para outro país, tudo isso necessita de um transporte. Ele é utilizado para diversas finalidades e tem o intuito de facilitar o deslocamento das pessoas, a grande questão é qual dos serviços é melhor, o público ou o privado.
Agilidade, segurança e conforto são os principais fatores para aqueles que escolhem a utilização de carros e outros meios privados. Com a utilização do próprio transporte temos a possibilidade de fazermos as próprias rotas e sem horários preestabelecidos, além da maior privacidade. Em depoimento dado ao g1, o vigilante Paulo Machado fala sobre sua mudança do ônibus para a moto ou carro: “Estava me acarretando uma dificuldade muito grande, de chegar atrasado, cumprir com meus horários profissionais”. Logo, mesmo tendo altos custos, o transporte privado possuem grandes benefícios.
Atualmente, o ônibus e metro são os meios públicos mais utilizados, oferecem o custo unitário reduzido e maior segurança em relação a acidentes. Ademais, o impacto ambiental deve ser levado em consideração, os transportes coletivos levam dezenas de pessoas e assim reduzem a emissão de dióxido de carbono que seria gerado se todas essas pessoas optassem pelo transporte privado.
Porém, a rigidez de horário, atraso e o maior tempo de deslocamento podem dificultar nosso dia a dia. Além disso, o maior problema enfrentado é a falta de segurança, notícias sobre assaltos se tornaram comum em todo o país. Por exemplo, esta feita pelo jornal Bhaz que tem como manchete: “O ônibus conexão aeroporto é assaltado com 26 passageiros na rodovia”.
Os dois meios possuem lados positivos e negativos, mas como mostra uma reportagem feita pela revista Época em 2011, mais da metade da população usam o público. Entretanto, segundo um estudo realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), 77% dos investimentos do governo se destinam a meios individuais de