Princípios e elementos da armazenagem
Gestão dos Estoques 7-9
Embalagem de materiais 10-17
Gestão da Armazenagem 18-23
Considerações Finais 24
Referências Bibliográficas
PIRACICABA/SP
2012
INTRODUÇÃO
Pelo ponto de vista, os modernos operadores logísticos, podem definir-se “armazenagens” como a gestão econômica de espaço que serão necessário para manter os estoques de mercadorias pertencentes a terceiros ou a si mesmo, isto engloba todas as funções de localizações, dimensionamento das áreas, arranjos físicos, recuperações dos estoques altos, projetos de docas ou baías de atracações e configurações dos armazéns.
Também é possível nos afirmar que os conceitos de armazenagens se tem o início com as observaçoes pelos homens das alternâncias entre períodos de farturas e de escassez e está relacionado com as necessidades de abastecimento dos povos. As armazenagens foram estabelecidas no exato momento em que os seres humanos primitivos descobriram que podiam guardar para uso futuro os produtos excedentes às suas necessidades atuais, ainda para com outros produtos dos quais não dispunha “escambo”.
As histórias de armazenagens confundem-se com as histórias dos comércios entre os povos. Aqueles que se dedicaram ao comércio, obtiveram hegemonias sobre os demais povos que foram contemporâneos. Assim tiveram obrigatoriamente que aprender a armazenar seus produtos.
Cerca de 3000 anos antes de Cristo, os egípcios construíram os primeiros depósitos segundo as notícias, com os objetivos específicos de armazenarem os papiros e trigos excedentes, produzidos no fértil Vale do Nilo assim para posteriormente carregá-los em navios e trocá-los pelas preciosas madeiras do Líbano. Pelas descobertas das câmaras mortuárias, podemos observar a importância da armazenagem para o povo. Assim os romanos estenderam seus domínios até e o Mar do Norte. Fundaram Londres ‘originalmente Londinium ‘, mantiveram os mares livres de piratas invasores, construíram ate faróis em