Princípios Gerais do Planejamento e Controle de Resultados
PROFESSOR:
UNIVERSIDADE
ALUNO:
Princípios Gerais do Planejamento e Controle de Resultados
A gestão para resultados é uma ferramenta administrativa que, através de sua metodologia, alinha o planejamento, a ação e o controle, promovendo a eficiência e a eficácia da organização. A gestão para resultados, além de definir a direção estratégica e estimular programas de mudança, deve garantir que a melhoria contínua seja praticada em cada programa ou atividade da organização através de planos de ação freqüentemente monitorados.
Envolvimento administrativo: o planejamento e controle de resultados depende da participação e orientação da administração, para que haja uma melhor utilização apropriada em termos mais amplos. Todos os níveis administrativos devem compreender a natureza e características do planejamento e controle de resultados; convencer-se de que este enfoque específico à administração é preferível à situação existente; estar dispostos a empregar os esforços intensos e sérios, necessários para o seu funcionamento adequado, e apoiar o programa em todas as suas ramificações, sendo que o incentivo e orientação devem sempre partir do nível mais alto.
Contabilidade por áreas de responsabilidade: as classificações de custos, receitas e outros dados financeiros relevantes poderão ser utilizados segundo as necessidades da empresa, estabelecendo um plano de contas organizado por centros de responsabilidade e deve ser complementado por meio de instruções padronizadas indicando detalhadamente os débitos e créditos autorizados para cada tipo de conta.
Adaptação organizacional: deve apoiar-se numa sólida estrutura organizacional e num conjunto bem definido de linhas de autoridades e responsabilidades. A estrutura dos pontos de resultados deve corresponder às subdivisões organizacionais – centros de responsabilidade da empresa, definidas de forma clara. Sua finalidade é de estabelecimento de condições para que os