Princípios de deming da qualidade
Os 14 princípios de Deming são ensinamentos dados aos altos executivos de pequenas e grandes empresas. Uma filosofia que se aplica tanto a serviços quanto nas indústrias de transformação.
1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego; Necessário que o produto sempre esteja competitivo e não defasado em relação ao mercado, tornando seu produto superior ao do concorrente ganhando espaço no mercado.
2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação; Seja pioneiro no que faz, procurando sempre estar na vanguarda em relação aos outros. Buscar estar antenado a novas mudanças de mercado e idéias, possibilitando ser inovador.
3º princípio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio; Procure ter qualidade nos produtos, em todas as etapas, tornando o produto superior, evitando trabalho redundante de uma inspeção em massa e tornando referencia no mercado.
4º princípio: Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança;
Nem sempre o menor preço significa o melhor produto. Uma relação de longo período estabelece uma relação de confiança, facilitando negociações.
5º princípio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos;
Aplicar métodos de melhoria contínua tal como PDCA, otimizando custos e qualidade