PRINCÍPIOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA
Todos os dias mais pessoas tiram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passam a fazer parte do trânsito por vezes caótico das grandes cidades. Porém, mesmo que todos estudos os princípios da direção defensiva nem todo mundo aplica-os no dia a dia.
Se você está no processo de fazer a sua carteira de habilitação ou mesmo já dirige há anos não pode deixar de conferir esse artigo com os princípios fundamentais desse tipo de direção.
Princípios Da Direção Defensiva
O Que é a Direção Defensiva?
A chamada Direção Defensiva é basicamente o conjunto de medidas e procedimentos que ajudam a prevenir ou minimizar as consequências de acidentes de trânsito. Esses princípios são baseados na noção de que todo acidente de trânsito está ligado a algum tipo de falha humana que pode ser evitada.
Essas falhas são consideradas ligadas a negligência, imperícia ou imprudência dos motoristas. Dessa forma a Direção Defensiva pretende evitar que esses acidentes aconteçam. No Brasil a resolução 168/04 de 2004 exige que todos os motoristas passem pelo curso de Direção Defensiva seja para obter ou então para renovar a carteira de habilitação.
Os princípios de direção defensiva são divididos em cinco grupos que são: Conhecimento, Atenção, Previsão, Habilidade, Ação. Saiba mais e descubra se você se guia por esses princípios no seu dia a dia no trânsito.
O Que é a Direção Defensiva?
Conhecimento
Esse princípio implica que o motorista tenha o domínio das informações que são necessários e que envolvem: leis de trânsito, condições adversas que acontecem ou que podem acontecer durante a condução do veículo, conhecer o veículo e os equipamentos de transporte dentre outros elementos.
As Condições Adversas
As condições consideradas como adversas são aquelas que agregam fatores de risco e aumentam a possibilidade de que acidentes aconteçam. A Direção Defensiva tem como principal objetivo reduzir ou evitar esse tipo de condição que pode causar um