Princípios Contábeis
Princípio da entidade
Exemplo: A contabilidade de uma empresa não deve se misturar com a de sócios. Portanto, a empresa deve registrar somente fatos que se refiram a seu patrimônio. Por exemplo, não deve registrar com desp. da empresa a conta de telefone particular do sócio.
Princípio da continuidade
Exemplo: A Contabilidade atua pressupondo que a empresa não será instinta. Portanto terá continuidade e mesmo diante do fim da mesma, do encerramento da continuidade a contabilidade assume esta postura prevendo seu encerramento e perdas.
Princípio do registro pelo valor original
Exemplo: Os registros são feitos na devida tempestividade (data correta de aquisição, independente do pagamento) e pelo valor de aquisição ou fabricação. Ou seja, Registro um produto adquirido por 100 a prazo. No Estoque por este valor e no passivo a dívida gerada. Exemplo2: o contador Sr. Manoel deve registrar os fatos contábeis de encerramento da empresa X, na data de sua ocorrência, de maneira íntegra e tempestiva, para que seus usuários, com base nessas informações, também registrem esses fatos nas suas empresas.
Princípio da Atualização Monetária
Exemplo: fere-se ao ajuste dos valores dos componentes patrimoniais, pela legislação brasileira a correção só ocorre se no último triênio (3 anos) a inflação acumulada for de 100% ou mais. Exemplo: A inflação dos últimos 3 anos foi de 105% Logo, o valor de estoque que é 100 passa a ser corrigido para 205 (variou mais 105%).
Princípio da Oportunidade
Exemplo: Refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais. Exemplo, as provisões para férias e 13º Salários são feitas mensalmente mesmo sendo despesas futuras.
Princípio da Competência
Exemplo: Despesas e receitas devem ser contabilizadas quando efetivamente realizadas e não quando pagas ou recebidas. Exemplo:
Venda a prazo em janeiro para receber em março. Embora não recebida esta venda é receita de Janeiro,