Princípios contábeis
Componente: Danielle Laurindo Santiago
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo
13 de Maio de 2011
Danielle Laurindo Santiago
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Trabalho apresentado á disciplina de Contabilidade, do 1º semestre do curso de Administração de Empresas, orientado pelo professor Affonso Zampirolli Faria, no Centro Universitário São Camilo.
Cachoeiro de Itapemirim
2011
INTRODUÇÃO
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os seguintes:
1. O da Entidade
2. O da Continuidade
3. O da Oportunidade
4. O do Registro pelo Valor Original
5. O da Atualização Monetária
6. O da Competência
7. O da Prudência
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
1. Princípio da Entidade
É o princípio que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
2. Princípio da Continuidade
O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a