Princípios Contábeis aplicados na contabilidade de custos
LETICIA SILVA DANTAS
MARIA CAROLINE SOUZA SILVA
UIGUE SOUZA
PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE APLICADOS A CONTABILIDADE DE CUSTOS.
ILHÉUS-BAHIA
2013
LETICIA SILVA DANTAS
MARIA CAROLINE SOUZA SILVA
UIGUE SOUZA
PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE APLICADOS A CONTABILIDADE DE CUSTOS.
Atividade sobre os princípios da Contabilidade, realizada para a composição do primeiro crédito. Entregue pelos alunos de Administração, matutino à disciplina Contabilidade de Custos.
Professor: Antônio Fernando.
ILHÉUS-BAHIA
2013
Princípios Contábeis
Introdução
A partir das aulas ministradas pelo professor foi possível desenvolver exemplos sobre os oito princípios da contabilidade, sendo eles dois de caráter correto e dois contraditórios. Os princípios contábeis que são aplicados na Contabilidade e Custos são: Entidade, Realização de Receita, Competência, Custo histórico como base de valor, Consistência, Conservadorismo, Materialidade e Objetividade.
Desenvolvimento
1. Princípio da Entidade
Distinção entre entidade de pessoa física e a entidade de pessoa jurídica, como também da entidade de pessoa jurídica de outra entidade de pessoa jurídica.
Exemplo a favor: Vinicius possui duas empresas e respeita a individualidade de cada uma delas. Suas contabilidades são feitas separadamente, não misturando um patrimônio com o outro, mesmo pertencendo ao mesmo dono.
Contra exemplo: Vinicius possui duas empresas e não respeita a individualidade de cada uma delas, pois, mistura suas contabilidades e com isso seu patrimônio, fazendo com que as empresas apesar de possuírem diferentes cadastros jurídicos funcionem como uma só.
Exemplo a favor: João possui uma empresa e respeita as normas de entidade da mesma, separando as despesas particulares das despesas da organização e quando é necessário utilizar do dinheiro da empresa ele contabiliza corretamente os gastos para que sejam