Atps contabilidade custos
- Principio do reconhecimento contábil apenas quando a realização da receita: A realização da receita, em regra, quando da transferência do bem ou do serviço para terceiros. Do ponto de vista econômico, o lucro surge durante a elaboração do produto, pois há agregação de valor. Este princípio se responsabiliza pela grande diferença entre conceito de lucro na economia x contabilidade. Existem exceções como no caso de construção onde a receita e gastos são reconhecidos antes.
- Principio da competência ou da confrontação entre despesas e receitas:
Como em algumas situações se torna difícil a identificação de despesa com a receita, exemplificando: despesa de marketing se refere a qual receita do ano? Desta maneira a contabilidade reconhece estas despesas imediatamente ao período em que foi incorrido.
- Principio do custo histórico como base de valor:
Nas regras contábeis em vigência no país o valor utilizado deve ser sempre o custo histórico, indiferente de inflação ou alteração do valor.
- Princípio da Consistência e uniformidade:
Quando a contabilidade adota algum critério para apuração de resultados, deve sempre manter o mesmo critério. Exemplo: Custo de manutenção em função de horas- maquina, media passada, valor do equipamento.
- Conservadorismo e prudência:
Quando o contador tiver dúvida fundamentada sobre tratar determinado gasto como ativo ou redução do PL (básica e normalmente despesa), deve optar pela de maior precaução, ou seja, neste caso pela segunda. Neste principio se faz necessário o uso do bom senso. Na duvida deve prevalecer a hipótese mais pessimista, para não provocar estoque do valor, e sim sua imediata transformação em despesa.
-Materialidade ou relevância:
Principio que desobriga o tratamento mais rigoroso para aqueles itens cujo valor monetário não seja relevante dentro dos gastos totais. Pequenos materiais de consumo industrial precisariam ser tratados como custo na proporção da