principios contabeis aplicado a contabilidade de custos
PRINCÍPIO DA REALIZAÇÃO DA RECEITA
PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA (OU DA CONFRONTAÇÃO ENTRE RECEITAS E DESPESAS)
PRINCÍPIO DO CUSTO HISTÓRICO COMO BASE DE VALOR
CONVENÇÃO DA CONSISTÊNCIA OU UNIFORMIDADE
CONVENÇÃO DO CONSERVADORISMO OU PRUDÊNCIA
CONVENÇÃO DA MATERIALIDADE OU RELEVÂNCIA
1 Princípio da Realização da Receita Resolução CFC 750/1993:
Art. 9º - .... § 3º As receitas consideram-se realizadas:
I - nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à ENTIDADE, quer pela fruição de serviços por esta prestados;
Portanto, as empresas só reconhecem o resultado obtido em sua atividade quando da realização da receita, ou seja, no momento em que há a transferência do bem ou serviço para o comprador.
Segundo esse princípio, a entidade só apurará lucro ou prejuízo em um período juntamente com a realização da receita. Normalmente, a realização da receita ocorre no momento em que há a transferência de um bem ou de um serviço a terceiros.
Na atividade industrial, a lógica é a mesma, mas devemos pensar em produção e venda em vez de em venda e recebimento. Todos os gastos consumidos no processo de fabricação (matérias-primas, mão-de-obra e custos indiretos) devem ser somados aos produtos e contabilizados como estoque enquanto não forem vendidos.
Quando esses produtos forem vendidos, deixarão de ser estoque e se tornarão despesas, chamadas Custos dos Produtos Vendidos.
2 Princípio do Confronto das Despesas com as Receitas e com os Períodos Contábeis
Resolução CFC 750/1993:
Art. 9º As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
Este princípio é também conhecido como Regime de Competência e quer