Princípio de Arquimedes - Empuxo
Campos de Niterói
Nome:
Princípio de Arquimedes - Empuxo
Relatório apresentado ao professor Gentil, do 4° Período do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Estácio de Sá do Campo Niterói como requisito parcial para avaliação da disciplina de Física
Experimental II.
.
Campos de Niterói
SETEMBRO/2014
1. INTRODUÇÃO
- O princípio de Arquimedes. Realizando experiências cuidadosas, descobriu uma maneira de calcular o empuxo que atua em corpos mergulhados em líquidos. Suas conclusões foram expressas através de um princípio, denominado Princípio de Arquimedes, cujo enunciado é o seguinte: "todo corpo mergulhado em um líquido recebe um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo". Observe que este princípio nos mostra como calcular o valor do empuxo, isto é, o valor do empuxo, que atua em um corpo mergulhado em um líquido, é igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo.
O empuxo que atua em um corpo é tanto maior quanto maior for a quantidade de líquido deslocado.
Quando retiramos algo de dentro de um vasilhame cheio de água ou até mesmo quando estamos brincando dentro de uma piscina, temos a sensação de que o que está mergulhado na água está mais leve. Tal fato ocorre devido à ação de uma força vertical dirigida para cima. Essa força é denominada de empuxo. Isto ocorre, pois todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de uma força vertical para cima, o empuxo, igual ao peso do líquido deslocado, então, a impressão que nós temos do corpo ser mais leve, é chamado de peso aparente, que resulta da subtração entre o peso real menos o empuxo.
O princípio de Arquimedes pode ser resumindo da seguinte maneira: todo corpo imerso total ou parcialmente num líquido recebe uma força vertical, de baixo para cima, igual ao peso da porção de líquido deslocado.
Empuxo: é uma força de reação descrita quantitativamente pelas segunda e