ijjokkj

284 palavras 2 páginas
vkmjmofjopgkfokdfpokvpogkpokpofkopvkpofkvopjmgpbjmpmjgfpobjp- f gpkfpk gbpkfgpkfpkpfkkf vMARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista.
Disponível em: www.file:///C|/site/livros_gratis/manifesto_comunista.htm, S/D.

INTRODUÇÃO

Em primeiro momento disse-se que ocomunismo já é uma força reconhecida por toda Europa. Dessa forma todos comunistas devem expor suas visões a partir de um manifesto que foi publicado em seis línguas.

BURGUES E PROLETÁRIOS
A luta declasses ocasiona em duas coisas “uma transformação da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta” (p.1).
Burguesia advinda da degradação do mundo feudal não deixou de manter asdiferença entre classes, pelo contrario, acabou dividindo a sociedade em duas grandes classes burguesia e proletariado.
Com as mudanças das atividades comerciais de uma s ociedade em declínioaumentaram a forma em que a burguesia ganhava dinheiro industrial dessa sociedade já não conta das necessidades de um mercado crescente, para suprir esse mercado à burguesia implantou nas manufaturas àdivisão do trabalho, mas essas manufaturas ainda não supriam o aumento do consumo de mercado e as manufaturas foram substituídas pelos milionários da indústria burguesa, como mostra este trecho.“A grande indústria moderna suplantou a manufatura; a média burguesia manufatureira cedeu lugar aos milionários da indústria, aos chefes de verdadeiros exércitos industriais, aos burgueses modernos”(p.2).
Após a evolução da economia burguesa moderna houve também uma transformação política na sociedade, a burguesia tomou o poder do Estado que era controlado por uma monarquia, “o governo modernonão é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda classe burguesa” (p.2).
As sociedades antigas se “basearam no antagonismo entre classes opressoras e classes oprimidas. Mas para oprimiruma classe é preciso poder garantir-lhe condições tais que lhe permitam pelo menos uma existência de

Relacionados