Empuxo e princípios de arquimedes
Pedro R. Lexinoskipedrogti@ig.com.br
Tarso de Leon Wu Kussaba tarsodeleon@celepar.pr.gov.br
Tiago Canestrarotiagocanestraro@yahoo.com.br
PRÁTICA I
Empuxo e Princípios de Arquimedes
Relatório apresentado a disciplina de Fisica Experimental II do Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Estacio Radial, Prof. Aleksandra Gouveia Santos Gomes da Silva.
CURITIBA
14 de Fevereiro de 2012 Sumário
RESUMO 3
OBJETIVO 3
INTRODUÇÃO 3
MATERIAL UTILIZADO 4
MÉTODO DE TRABALHO 4
RESULTADOS 6
DISCUSSÃO 9
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 10
RESUMO
Medir a massa específica de sólidos que possuem formas geométricas regulares e exercitar o conceito de propagação de erros de medidas, avaliar como se comportam um objeto imerso em um fluido sobre ação da força de empuxo. Utilizaremos 3 métodos diferentes para este experimento: método 1 utilizando uma balança, e as medidas físicas dos corpos de prova, método 2 balança de Jolly e método 3 utilizando um dinamômetro. Após realização das medidas e cálculos, concluísse que através dos 3 métodos é possível chegar a massa especifica do corpo de prova.
OBJETIVO
Medir a massa específica de sólidos que possuem formas geométricas regulares e exercitar o conceito de propagação de erros de medidas, avaliar como se comportam um objeto imerso em um fluido sobre ação da força de empuxo.
INTRODUÇÃO
A literatura informa que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo. Sendo assim, segundo o princípio de Arquimedes:“Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.”
Neste experimento serácomprovado as diversas formas que