Principios motivacionais
Para uma organização, é necessário dirigi-la e controlá-la de maneira transparente e sistemática. O sucesso pode resultar da implementação e manutenção de um sistema de gestão que é concebido para melhorar, continuamente, o desempenho, levando em consideração a importância do funcionário dentro da empresa, o conhecimento a respeito da vida do mesmo, para que possamos manter o controle dentro da empresa.
A organização depende da motivação do funcionário, pois é ele quem vai nos render serviços e sucessos. E como vamos obter sucesso com um funcionário totalmente desmotivado dentro da empresa? Jamais, pois um funcionário trabalhando com problemas em casa, com a família, a saúde é muito complicado. O objetivo da organização deve ser sempre procurar motivar o funcionário, de maneira que possamos vê-lo lutando pelo sucesso da empresa.
CAPÍTULO 1 – APRESENTAÇÃO
1. - Conceito e definição de motivação
Potencialmente, cada pessoa tem sua própria concepção sobre o que seja a motivação. Todavia, em todas as definições, uma ou mais das seguintes palavras são usualmente encontradas: desejos, aspirações, metas, objetivos, estímulos, impulsos e necessidades. Para Abraham Maslow , “O homem é um animal que deseja e que raramente alcança um estado de completa satisfação, exceto durante um curto tempo. A medida que satisfaz um desejo sobrevém outro que quer ocupar seu lugar, quando este é satisfeito surge outro ao fundo. É característica do ser humano, em toda sua vida desejar sempre algo”. (Maslow, 1954) A motivação é algo muito complexo dentro de cada ser humano, porque não pode ser vista, ouvida ou tocada, somente podemos julgar quão motivada está uma pessoa mediante a observação de seu comportamento, levando em consideração que cada pessoa tem suas preferências, traços de personalidade e processos motivacionais distintos. Quando se fala em motivação, há que se falar, antes de tudo, daquilo que esta social