Principios gerais de primeiros socorros
Queimadura Térmica
As queimaduras térmicas são as mais frequentes, podendo ser causadas por uma das seguintes situações:
Vapor
As queimaduras por vapor normalmente não são muito profundas, uma vez que a transmissão de calor pelo ar quente é menor do que um líquido quente derramado sobre a pele, além de que ao entrar em contato com o vapor quente, o indivíduo se defende imediatamente.
Líquidos Quentes
Muito comum na cozinha, o derramamento de líquidos quentes sobre o corpo causa queimaduras de até segundo ou terceiro grau, a depender da temperatura do liquido, de sua facilidade de retirada e do tempo de exposição. Por exemplo, uma queimadura com água quente deve ser menos profunda do que uma queimadura por mel quente, mesmo estando ambos na mesma temperatura.
Chama Direta / Fogo
Ocorre quando uma pessoa se expõe diretamente ao fogo.
A diferença de chama direta e fogo está em que no caso de um contato direto com a chama, pode haver o reflexo de se afastar e no caso de contato direto com fogo, existe um agente causador da queimadura (álcool, gasolina, óleo, etc.) e é o corpo que está em chamas e as lesões são mais sérias.
Queimadura por Frio
As queimaduras por frio podem ser tão importantes quanto as por calor, a depender do tempo de exposição ao agente causador da lesão. Pode ser tanto causada pelo simples contato com um cubo de gelo, quanto ao ambiente frio.
A exposição da pele ao frio em grande escala causa uma vasoconstrição, desviando o fluxo sanguíneo da periferia do corpo para o centro, diminuindo ainda mais a temperatura da pele e dos tecidos subjacentes. Isso causa um eritema inicial e em seguinda, início da destruição celular, podendo levar a necrose. Queimadura por Eletricidade
As queimaduras por eletricidade têm uma característica peculiar: como nos ferimentos por projetil de