Principios economia relacionados a engenharia civil
A economia reflete o comportamento das pessoas que a compõe. Os quatro primeiros princípios da economia estão relacionados com as decisões individuais.
1. As pessoas enfrentam tradeoffs.
“Nada é de graça”. Para se conseguir algo é necessário tomar decisões. A tomada de decisão exige escolher algo em detrimento de outra opção.
Por exemplo:
Devo construir com matérias de melhor qualidade? Esses materiais são mais caros, porém podem me assegurar de problemas futuros. Pelo contrario, posso gastar menos com os materiais, mas não tenho garantia de que eles funcionarão bem futuramente.
Ou:
Poluição e alto nível de renda. Políticas ambientais custam caro e causam três efeitos: diminuição da margem de lucro do empreendedor, salários menores ou preços mais altos. Normalmente uma combinação dos três. Para proporcionar um meio ambiente menos poluído e com evidentes benefícios para a saúde é preciso encarar o custo de um menor padrão de renda para empresários, trabalhadores e clientes.
2. O custo de alguma coisa é aquilo que você desiste para obtê-la.
Ao começar uma construção, se é preciso unir a outras pessoas para conseguir o capital necessário, está se abrindo mão da independência nas decisões e no comando geral da obra, porém os custos não dependem apenas de uma pessoa, e é possível começar o quanto antes a obra, do que esperar para adquirir o capital necessário sozinho.
O custo de oportunidade de um item é o que se abre mão ao escolhê-lo.
3. As pessoas racionais pensam na margem.
Por exemplo:
Quando estou construindo um prédio residencial, vale a pena investir em publicidade? Isso atrairá de fato mais possíveis compradores? Qual será o meu beneficio marginal? Qual será o meu custo marginal?
Em muitos casos as pessoas tomam melhores decisões quando pensam na margem. Um tomador de decisão executa uma ação se, e somente se, o benefício marginal da ação ultrapassa o custo