Principios das Ideias Pedagógicas
1. Qual a relação entre religião e educação na Idade Média?
Como nos pensamentos e na cultura, durante o período Medieval, a educação era disseminada e ensinada por membros da Igreja Católica, estabelecendo os métodos de ensino, os conteúdos a serem estudados e os objetivos da educação, conhecidos como escolas catequéticas. Importante salientar que durante o período medieval, existiam escolas anexadas à Igreja, de modo a perceber o quão dominante seria o controle e a relação entre Escola X Educação. Porém, vale ressaltar, que embora fosse monopolizada a educação durante o período medieval, não se ensinava somente ensinos religiosos.
Podemos entender que, nesta época, a educação se refletia sobre questões que interessavam o contexto da época: a salvação da alma e a vida eterna. Predominava o Teocentrismo como fundamento da pedagogia e finalidade da formação do ser cristão.
.
2. O que era o Monasticismo?
Etimologicamente, as palavras mosteiro e monge são formadas pelo mesmo radical grego monos – que significa “só, solitário”. Portanto monge é o religioso que procura a perfeição na solidão e no afastamento da vida mundana.
O monasticismo pode ser entendido como movimento religioso que começou lentamente com a vida solitária dos monges, mas que ganhou com o tempo, considerável influencia na cultura da Alta Idade Média. Durante o período Médio, surgiram os mosteiros, onde seus discípulos se submetiam a uma disciplina rigorosa e dedicavam-se ao trabalho intelectual e ao manual. Nestas escolas monacais, se aprendiam o latim e as humanidades.
Os mosteiros assumiram o monopólio da ciência, tornando se o principal reduto da cultura medieval.
3. Qual a importância do monasticismo na educação medieval?
Incentivou a cópia de obras de pensadores do mundo antigo, e desenvolveu a escrita da caligrafia minúscula (carolíngia) e a leitura em silêncio, hábitos ainda mantidos atualmente, as escolas