Principios da contabilidade
O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
Ex: A contabilidade de uma empresa não deve se misturar com a de sócios. Portanto, a empresa deve registrar somente fatos que se refiram a seu patrimônio. Por exemplo, não deve registrar com desp. da empresa a conta de telefone particular do sócio.
Referências:
http://pt.scribd.com/doc/72211256/EXEMPLOS-PRATICOS-DE-PRINCIPIOS-FUNDAMENTAIS-DA-CONTABILIDADE#scribd http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/principiosfundamentais.htm 2 PRINCIPIO DA CONTINUIDADE
A continuidade das atividades da empresa deve se dar, presumivelmente, por tempo indeterminado (salvo exceções). Assim, pelo Princípio da Continuidade a empresa deve ser considerada como um organismo em movimento constante e contínuo de produção, venda, compra, consumo, investimentos, etc. É o que podemos chamar de "entidade em marcha", a qual deve concretizar seus objetivos continuamente.
EX: A Contabilidade atua pressupondo que a empresa não será instinta. Portanto terá continuidade e mesmo diante do fim da mesma, do encerramento da continuidade a contabilidade assume esta postura prevendo seu encerramento e perdas.
Referencia: http://www.depaulacontadores.com.br/novo/detalhescontabilidade.php?p2=441 http://pt.scribd.com/doc/72211256/EXEMPLOS-PRATICOS-DE-PRINCIPIOS-FUNDAMENTAIS-DA-CONTABILIDADE#scribd 3 PRINCIPIO DA OPORTUNIDADE
O Princípio da oportunidade refere-se, simultaneamente, a tempestividade e a integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
EX: Refere-se ao momento em