Principios da Contabilidade
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
Contabilidade Básica
Resolução 750
Professor: Francisco Garcia
Rio de Janeiro, RJ
11/03/2013
§ 1º A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
§ 2º Na aplicação dos Princípios de Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.
Os princípios da contabilidade se tornaram regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos e representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Contabilidade. Os princípios da contabilidade são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimonio das Entidades.
Os Princípios Fundamentais da Contabilidade são:
1. O da entidade
2. O da continuidade
3. O da oportunidade
4. O do registro pelo valor original
5. O da atualização monetária
6. O da competência
7. O da prudência
O principio da entidade - Reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular de uma pessoa física, independentemente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais, do conjunto de pessoas jurídicas, sem considerar se a finalidade é ou não a obtenção de lucro. O patrimônio de uma pessoa física não se confunde, nem se mistura com o patrimônio da pessoa jurídica em que fizer parte. Na pratica, como exemplo: despesas particulares de pessoas físicas (administradores, funcionários e terceiros) não devem ser consideradas como despesas da empresa; bens particulares de administradores não devem ser confundidos ou registrados na empresa.
O principio da continuidade - A continuidade ou não de uma entidade, bem como a sua vida estabelecida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e