Principios contabeis
Neste trabalho serão apresentados os Princípios Fundamentais da Contabilidade, os quais são tomados como regras básicas e cria uma base para toda a estrutura teórica da contabilidade.
Ao longo do tempo foram criadas diversas regras isoladamente, porém, ao passar do tempo, foi necessária a criação de regras que fossem aceitas por todos.
Será introduzida a principal resolução Nº 750/93 com as atualizações da resolução Nº 1282/10. Essas regras são estudadas e regulamentadas pela CFC (Conselho Federal de Contabilidade).
Resolução CFC Nº 750/93
A resolução Nº 750/93, define que:
“ Dispõe sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC).”
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no exercício de suas atribuições legais e regimentais,
Considerando que a evolução da última década na área da Ciência Contábil reclama a atualização substantiva e adjetiva dos Princípios Fundamentais de Contabilidade a que se refere a Resolução CFC 530/81.
Porém, com a nova resolução Nº 1282/10, a definição é alterada para:
“Princípios da Contabilidade (PC).”
Considerando a necessidade de prover fundamentação apropriada para interpretação e aplicação das Normas Brasileiras da Contabilidade (NBC).
Princípios Fundamentais da Contabilidade
O Princípio da Entidade
No Art. 4º da Resolução 750/93 diz que: o princípio da Entidade diz que o Patrimônio de uma entidade, não pode ser confundido com o Patrimônio dos membros que a possuem. Ou seja, a escrituração da empresa não pode ter nenhum tipo de associação com a de seus sócios ou proprietários. O Patrimônio pertence á Entidade, mas a entidade não pertence ao patrimônio. A Soma de patrimônios individuais não se refere a uma nova Entidade, mas a uma unidade de natureza econômico-contábil.
O Princípio da Continuidade
No Art. 5º da Resolução 750/93 diz que: a Continuidade ou não da Entidade, deve ser levada em conta, para classifica-la ou avaliar a mudança de suas quantidades, qualidades ou