principios contabeis
Matéria: Princípio de Contabilidade
Os princípios de Contabilidade foram criados através da Resolução 750/93 e alterados pela resolução 1282/2010.
São 7 princípios, porém o Princípio da Atualização Monetária, foi revogado através da resolução 1282/2010.
I) o da ENTIDADE;determina que o patrimônio dos sócios e da empresa não podem se confundir. Deve haver a autonomia patrimonial.
II) o da CONTINUIDADE; pressupõe que a entidade permanecerá em operação no futuro, o patrimônio da empresa deve levar em consideração essa circunstância.
III) o da OPORTUNIDADE; trata a questão da mensuração e apresentação de informações dos componentes patrimoniais integras e tempestivas, pois a falta de integridade ou e tempestividade na produção das informações pode fazer com que elas percam a sua relevância.
IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC nº. 1282/10) - pois desde a implantação do plano Real no Brasil que estabilizou a inflação, não se permite mais fazer a correção monetária de balanços. A Atualização Monetária somente poderá ser usada na contabilidade gerencial e na análise de balanços afim de refletir informações aos gestores que determinaram se passarão a informação ao mercado.
VI) o da COMPETÊNCIA; determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento
VII) o da PRUDÊNCIA; determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. Pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de