principios contabeis
“Visando à uniformização de procedimentos no desenvolvimento de suas atividades profissionais, os contabilistas observam regras, critérios e normas de procedimentos que constituem as diretrizes básicas do processo contábil”. Contabilidade Geral, Osni Moura Ribeiro. Página 405.
“Os Princípios Fundamentais de Contabilidade valem para todos os patrimônios, independentemente das Entidades a que pertencem, as finalidades para as quais são usados, a forma jurídica da qual estão revestidos, sua localização, expressividade e quaisquer outros qualificativos, desde que gozem da condição de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes”. Manual de contabilidade das Sociedades por Ações 5ª edição Atlas, Sérgio Iudícbus, Eliseu Martins e Ernesto Rubens Gelbcke. Página 67.
“ Em termos de conteúdo, os princípios dizem respeito à caracterização da Entidade e o Patrimônio, à avaliação dos componentes deste e ao reconhecimento das mutações e dos seus efeitos diante do Patrimônio Líquido. Como os Princípios alcançam o patrimônio na sua globalidade, sua observância nos procedimentos aplicados resultará automaticamente em informações de utilidade para decisões sobre os objetivos pragmáticos da Contabilidade são características pela palavra “informação”” .Manual de contabilidade das Sociedades por Ações 5ª edição Atlas, Sérgio Iudícbus, Eliseu Martins e Ernesto Rubens Gelbcke. Página 68.
É o conjunto de regras geralmente aceitos nos meios contábeis para orientar os contadores. Surgiu da necessidade de apresentar uma linguagem comum para se prepara e interpretar os relatórios contábeis. O Conselho Federal de Contabilidade, classifica-os da mesma hierarquia de importância, porque realmente são o núcleo central da estrutura contábil.
No mundo
A Contabilidade Mundial estabeleceu regras a serem seguidas na prática contábil, as quais são denominadas de: Postulados princípios e convenções.
Postulado é uma proposição ou observação de certa