Principios contabeis
Princípios Contábeis
Princípios Contábeis
Os Princípios da Contabilidade são as teorias e doutrinas referentes ao estudo da contabilidade. Dizem respeito a Contabilidade em seu sentido amplo de ciencia social, cujo o objetivo final é o patrimonio das entidades.
- Princípios da Contabilidade
a) Entidade
b) Continuidade
c) Oportunidade
d) Registro pelo valor original
e) Revogado
f) Competencia
g) Prudencia
• O Princípio da Entidade
Reconhece o patrimonio como o objeto de estudo da contabilidade e garante a autonomia patrimonial. Patrimonio este que pertece a entidade embora a entidade não pertença ao patrimonio. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
• O Princípio da Continuidade
O Princípio da continuidade diz que a entidade vai continuar em operação no futuro, de forma que a apresentação e a quantificação dos componentes levarão isto em conta.
• O Princípio da Oportunidade
O Princípio da Oportunidade diz respeito ao processo de quantificar e apresentar os componentos do patrimonio para produzir informações integras e oportunas. Uma faltade integridade na produção e na divulgação da informação contabil ocasiona uma perda de sua relevancia, tornando desta forma necessario equilibrar a relação entre oportunidade e confiabilidade da informação
• O Princípio do Registro pelo valor original
Os componentes do patrimonio devem ser registrados inicialmente pelo pelo valor original da transação, expresso em moeda.
• O Princípio da Competencia
Os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos no perido em que se referem, independente de recebimento ou pagamento. O Princípio da competencia vai garantir a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas.
• O Princípio da prudencia
Determina que o menor