principio de pascal
A matéria pode apresentar-se sob, pelo menos, três formas diferentes. Estas formas, também chamadas de estados físicos fundamentais, são os estados sólido, líquido e gasoso. A matéria no estado líquido ou no estado gasoso é chamada de FLUIDO. A definição mais elementar de fluido diz: Fluido é uma substância que não tem forma própria, assumindo a forma do recipiente que o contém.
A Mecânica dos Fluidos é a ciência que estuda o comportamento físico dos fluidos, assim como as leis que regem esse comportamento. As bases lançadas pela Mecânica dos Fluidos são fundamentais para muitos ramos de aplicação da engenharia, tais como: encanamentos, reservatórios, lubrificação, máquinas hidráulicas, ventilação, etc.
Neste trabalho irei abordar a aplicação da prensa hidráulica e explicar o seu funcionamento através do Princípio de Pascal elaborado pelo físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662).
PRINCIPIO DE PASCAL
Blaise Pascal (1623-1662) foi um físico, filósofo e matemático francês, que como filósofo e místico teve uma das afirmações mais pronunciadas pela humanidade nos séculos posteriores: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Como físico, em um de seus estudos, esclareceu o princípio barométrico, a prensa hidráulica e a transmissibilidade das pressões.
O princípio físico empregado na prensa hidráulica foi descoberto por pascal em 1652 e diz que ‘’ Uma mudança na preção aplicada em um fluido confinado é transmitida integralmente para todas as porções do fluido e para as paredes do recipiente que os contem’’. Demonstração
Considere um recipiente cilíndrico totalmente cheio com um liquido incompressível com um embolo deslizante na parte superior. Em cima desse embolo é colocado um certo recipiente que exerce pressão pext sobre o embolo e no liquido. A preção P em qualquer ponto é: p = pext+ρgh
Adicionando mais peso sobre o embolo aumenta-se o pext e consequentemente o ∆p as quantidades de ρ, g e h não se alteram então:
p =