Principais Técnicas de Administração de Materiais
Principais Técnicas de Administração de Materiais
Origem
A história da Companhia de Bebidas das Américas, a Ambev, nasceu em 1999, quando as centenárias Cervejarias Brahma e Companhia Antarctica anunciaram a decisão de juntar esforços.
O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada no mercado de novas marcas tanto da Ambev como da concorrência, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.
Na época da fusão, as duas empresas empregavam 16 mil pessoas. Atualmente, a Ambev tem mais de 40 mil funcionários, dos quais aproximadamente 26 mil só no Brasil. Sua cadeia produtiva emprega, de ponta a ponta, cerca de 6 milhões de pessoas. Hoje, mais de 100 profissionais brasileiros ocupam cargos de liderança em todas as operações da AB InBev no mundo (EUA, Europa, China, Rússia)
1. Just in time.
Aplica-se, basicamente a distribuição de produtos de alto valor agregado, onde as parte são produzidas em diferentes plantas industriais. Sendo consolidadas no centro de distribuição próximas ao mercado consumidor, no momento da sua necessidade, extinguindo os estoques intermediários.
Trabalha em praticamente toda a cadeia de valor;
Gestão de armazéns e transporte de insumos até a distribuição final dos produtos (mãos dos consumidores no PDV “ponto de venda”); Usa frete em diversos modais (rodoviário, marítimo, ferroviário) para transportar insumos até as fábricas para a produção;
Ao chegar às fábricas, todos os insumos são depositados em armazéns, que funcionam 24 horas em 90% dos casos.
Todas as fábricas contam com silos. Ao todo são 500 empilhadeiras nas fábricas.
A distribuição é centralizada em dois canais: os Centros de Distribuição Direta (CDDs), todos da Ambev, e as 165 Revendas terceirizadas.
São dois milhões de pontos de venda em