PRINCIPAIS REGIMES DE GOVERNO
Monarquia (Monocracia) Monarquia é a forma de governo que tem no comando um único indivíduo, o Monarca ou Rei.
Os Monarcas quase sempre têm reinado vitalício, ou seja, ficam no cargo até morrer. Além disso, as monarquias são hereditárias, significando que, quando o monarca morrer, um filho, filha ou parente sucede seu cargo. Outro fato é que o Monarca, ou Rei, não necessita dar explicações ao povo sobre as suas atitudes no governo.
Tipos de monarquia:
Monarquia Absoluta: é a Monarquia em que o Monarca se situa acima da lei, todo poder se concentra nele. Não tendo que prestar contas dos seus atos, o Monarca age por seu livre e próprio arbítrio. Dizendo-se representante ou descendentes dos deuses temos como exemplo de Monarca Absoluto: o Faraó do Egito, o Tzar da Rússia, o Sutão da Turquia, e o Imperador da China, entre outros.
Monarquia de Estamentos, ou de Braços: onde o rei descentraliza certas funções que são delegadas a elementos reunidos em cortes. Esta forma é antiga e típica do regimento feudal, como exemplos temos: a Suécia e o Mecklemburgo, perdurado até 1918.
Monarquia Constitucional: o Rei exerce apenas o poder executivo paralelo dos poderes legislativos e judiciário, temos com exemplo: a Bélgica, Holanda, Suécia e o Brasil Imperial.
Monarquia Parlamentar: o Rei não exerce a função do governo. É um conselho de ministros que exerce o poder executivo, responsável perante o parlamento. Ao Rei atribui o poder moderador com ascendência moral sobre o povo sendo ele, um símbolo vivo da Nação não tendo participação ativa na máquina Estatal.
Oligarquia
Oligarquia é uma forma de governo na qual o poder político se encontra concentrado nas mãos de um pequeno número de pessoas privilegiadas.
Em outras palavras, é um regime organizacional no qual os indivíduos que detêm postos de comando conseguem agir continuamente de forma não subordinada aos princípios de legitimidade vigentes, pois não são controláveis pelos demais membros da