Principais Problemas da Biosfera
Com o avanço da ocupação humana sobre os mais diversos ecossistemas, vários têm sido as formas de impacto sobre o equilíbrio ecológico. Os seres vivos e o meio ambiente estabelecem uma integração dinâmica, porém frágil. O grande dilema das sociedades modernas é conciliar o desenvolvimento tecnológico e a carência cada vez maior de recursos naturais com o equilíbrio da natureza.
Os cinco principais problemas que afetam a biosfera são:
1- A Desflorestação;
2- A Desertificação;
3- Perda da Biodiversidade e, consequente, extinção das espécies;
4- Poluição dos solos e sua consequente degradação;
5- Esgotamento dos recursos naturais.
1 - A Desflorestação
As florestas são de grande importância ecológica, económica e social. Na visão ecológica as florestas renovam o oxigénio através da fotossíntese, purificam o ar filtrando as poeiras em suspensão, regulam o clima através da evapotranspiração, diminuem a erosão do solo, fornece matéria orgânica aos solos e atenua o efeito de estufa.
Na visão económica, as florestas protegem e alimentam muitos animais contribuindo para a caça, cria postos de trabalho, é matéria-prima para várias indústrias (mobiliário e celulose), têm potencial farmacológico, desenvolvem certas formas de turismo, artesanato, construção de habitações, fonte de energia doméstica.
Na visão social, as florestas têm grande importância pois contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, oferecendo locais de lazer.
Causas da Degradação das Florestas
Causas naturais: Causas naturais: incêndios, provocados pelas trovoadas e erupções vulcânicas e pelos homens, secas prolongadas, elevadas temperaturas, doenças que afetam as árvores.
Causas humanas: