Principais pontos historicos da construçao das politicas publicas
286 palavras
2 páginas
O surgimento e a consolidaçao do serviço social no Brasil se da apartir da necessidade do enfrentamento da questão social, resultado da crise do sistema capitalista e suas contradições. Apesar dos avanços economicos e tecnologicos visiveis na história, o desenvolvimento social nao acompanhou esse avanço. No sistema capitalista a população como um todo é dividida em classes onde a maior parte desta população está na base da pirâmide, que é a classe operaria, o proletariado que são explorados pela classe burguesa, que usufrui de sua força de trabalho para se enriquecer cada vez mais. Com a revolução industrial se consolidando e se desenvolvendo principalmente nas cidades da região sudeste e sul despertou o sonho de buscar uma vida melhor na cidade por parte dos trabalhadores da zona rural que tambem eram explorados. Esses trabalhadores deixaram o campo e houve então grande exodo rural para as cidades, superpopularizando-as. Com grande numero de mao de obra nas cidades houve grande competição por emprego, muito exploraçao por parte dos empregadores e uma grande marginalização e miséria dessas familias. Os imigrantes rurais encontravam pessimas condiçoes de trabalho e moradia.
Nao existia leis que amparassem os trabalhadores e muito menos os necessitados em estado de miséria. Ate 1930 a questao social era tratada pelo Estado como caso de polícia, pois julgava ser o principal responsavel por sua condiçao o proprio individuo desempregado em situaçao de extrema pobreza. Nao se tinha conciencia de que o gerador desses problemas era o proprio sistema economico que se instaurava em todo país.
A Era Vargas foi como um divisor de aguas no que diz respeito o lidar com a questão social. Até 1930 não havia lei que amparasse os trabalhadores e os