O Contexto Historio
Após uma breve introdução a autora começa por discutir em seu ensaio o marco histórico e expressões do serviço social onde para décadas de 80 e 90 com a época em que o serviço social ganha sua naturalidade, em virtude do rompimento com o conservadorismo e reconhecimento a pluralidade teórico- metodologico dentro do projeto ético-politico profissional, que tem como pontos principais: a democracia, liberdade, justiça social e dignidade humana explicito no código de ética.
Essas pontos são de suma importância para o profissional . ha um novo repensar no serviço social e na sua atuação, intensificam-se as pesquisas, principalmente no âmbito das politicas sociais, ganhando uma maior discussão dentro das politicas publicas fazendo deste um tema bastante pesquisado pelo serviço social, na área da seguridade social ( saúde, assistência e previdência), avança mais tarde para as áreas da sociedade civil, gestão, conselhos de direitos, e um dos mais importantes a preocupação com o usuários do serviço social, ainda que em relação as politicas publicas. Aborda também a comemoração dos dez anos da Loas e do estatuto da criança e do adolescente, conquista adquiridas na área dos direitos sociais .
Com a criação da Loas e a construção do Suas assistência social ganha o estatuto de politicas publicas, com muito desafios a superar. Todos esses projetos conquistados pelo serviço social trazem a tona a preocupação com a formação profissional, esta passa a ganhar orientação Marxista e abre espaço para o debate