principais pontos do RUP
Parte do principio de que um processo sem planejamento prévio, onde os membros da equipe não estão interados com as situações que por ventura aparecerão, ou até não sabem com o que estão lidando, o IBM RUP, é uma ferramenta que auxilia tanto no desenvolvimento de softwares quanto em sistemas flexíveis, extensíveis e escaláveis para assim tornarem-se adaptáveis as demais fases do projeto. A IBM gerou através de varias praticas um conjunto de princípios que juntos fazem das organizações que as utilizam, as mais sucedidas empresas de software do mundo. Entre elas estão: Adaptar o processo, balancear as prioridades dos Stakeholders, colaboração entre as equipes, demonstrar valor iterativamente, Elevar o nivel de abstração, foco na qualidade.
Adaptando projetos para melhorar a produtividade.
Nem sempre ter muitos projetos é o melhor, adaptar-se as necessidades do mesmo é imprescindível para esse tipo de desenvolvimento, projetos menores podem ser informais e simples e para projetos maiores e distribuídos, devem estar com padrões mais rígidos, pois os projetos tornam-se mais complexos. O RUP oferece uma variedade de bibliotecas que inclui processos para: Processos pequenos, médios e grandes; Desenvolvimento de aplicativos de pacote ou comercial padrão; Desenvolvimento de aplicativos mainframe e IBM sytem; Engenharia de sistema; Modelagem de negocio; manutenção; Desenvolvimento SOA; Desenvolvimento baseado em ativos; Gerenciamento de Compliance; DoDAF.
Fornecimento de Orientação de processo sensível ao contexto para melhorar a colaboração da equipe
Ajuda na parte de manter a produção dos desenvolvedores de forma uniforme, ou seja, para trabalharem na velocidade normal e de forma consistente. Com isso, todos os membros da equipe conseguem compartilhar as mesmas informações durante o ciclo de vida do projeto. Com isso ajuda na tomada de decisões pois todos estão interados com as informações.
Antecipando os riscos