Principais Pesquisadores da Genética
Trabalhou em história natural, zoologia, e HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Macromuta%C3%A7%C3%A3o&action=edit&redlink=1" \o "Macromutação (página não existe)" macromutação da HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Drosophila" \o "Drosophila" Drosophila.
Devido ao seu trabalho, a Drosophila tornou-se um dos principais modelos animais na área da genética. Suas contribuições mais importantes foram para a genética, pelas quais recebeu o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1933, por provar que os cromossomas são portadores de genes.
Morgan recebeu o seu bacharelato da Universidade de Kentucky em 1886 e o seu mestrado em 1888. Recebeu o seu doutoramento da Universidade Johns Hopkins em 1890. Ao trabalhar no desenvolvimento embriônico da Drosophila (a mosca da fruta) na Universidade da Columbia, ele ficou interessado em hereditariedade. As teorias de HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Gregor_Mendel" \o "Gregor Mendel" Gregor Mendel tinham sido recentemente redescobertas por volta de 1900 e Morgan estava interessado em testar essas teorias em animais.
Ele começou por tentar criar híbridos da Drosophila, mas não teve sucesso durante dois anos. Finalmente em 1910, ele reparou num mutante macho com os olhos brancos no meio dos machos que normalmente têm os olhos vermelhos. Ele cruzou este macho de olhos brancos com uma fêmea de olhos vermelhos. A sua HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Progenia&action=edit&redlink=1" \o "Progenia (página não existe)" progenia tinha olhos vermelhos, sugerindo que a característica era recessiva. Morgan deu o nome white ao gene, começando assim a tradição de nomear os genes pelos seus