Principais Patologias No Pavimento Rigido
A Pavimentação Rígida submetida à constante uso no decorrer do tempo desenvolve patologias o que já se é esperado pelo desgaste e fadiga do material. Não dada à devida atenção a manutenção rotineira que ele exige este tipo de pavimento estas patologias são agravadas o que gera novas patologias cada vez mais severas, As principais patologias encontradas em pavimentos rígidos são:
Fissuras
Fissuras: As fissuras são descontinuidades que ocorrem na placa de concreto, que não são previstas no projeto do pavimento. As fissuras podem ser:
Fissuras de Canto Geralmente ocorre na forma de semicírculo e são também denominadas “Diamond cracking”, em referência a sua forma quando em todos os cantos de quatro placas comuns. Estão associadas ao vencimento da resistência com fadiga do concreto na região ou à espessura insuficiente de placa em relação ao tráfego real. É a fissura que intercepta as juntas a uma distância de, no máximo, 1,8 m das bordas ou juntas do pavimento (longitudinal e transversal), medindo-se a partir do seu canto. Observar Foto 2 em anexo I e Figura 8 (DNIT, 2010, p. 29). Métodos de reparo: Selagem, remendo parcial.
Fissuras Lineares: São fissuras que atingem toda a espessura da placa de concreto, dividindo-a em duas ou três partes.Quando as fissuras dividem a placa em quatro ou mais partes, o defeito é denominado de "placa dividida" (DNIT, 2010, p. 31).
Fissuras em Feixes / Fissuras Transversais: Ocorrem tanto em direção transversal quanto longitudinal, próximas a bordas e ou a fissuras preexistentes, com formato de fissuras próximas e paralelas. Trata-se de progressão de fissuras de canto ou lineares, e estão associadas à baixa resistência do concreto à compressão. Também podem ser causadas por ciclos de congelamento e descongelamento em climas temperados. Métodos de reparo: Nada a fazer ou selagem (DNIT, 2010, p. 31).
Fissuras Longitudinais: São fissuras paralelas a direção do